INÍCIO

contato

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

O LEGISLATIVO DE GUAMARÉ E A VERDADEIRA FUNÇÃO DE UM VEREADOR



Observando o andamento dos trabalhos da Câmara Municipal de Guamaré percebo o quanto temos vereadores despreparados para exercer a função. Digo isto por que sempre assisto as sessões e o que vejo mesmo é um verdadeiro circo onde o povo é tratado como se fossem palhaços, pois durante esses 4 anos não vi os que se dizem representantes do povo apresentar nenhum projeto que beneficiasse a população de um modo geral, o que vejo é um verdadeiro teatro onde muitos usam da tribuna  somente para criticar o governo  sem apresentar soluções para os problemas do município, outros usam somente para defender o governo com desculpas esfarrapadas e outros assistem preguiçosamente em silencio, na verdade não se vê produtividade por parte do legislativo, durante este tempo não vi  sequer um projeto que gerasse emprego, qualificação e renda para os cidadãos dessa cidade e principalmente nestes anos de crise que o país enfrenta com retração de recursos e uma economia fragilizada.

Em Guamaré a função vereador está longe do que realmente é pra se exercer.
A verdadeira função de um vereador é elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando a melhoria  de vida de toda comunidade como também  tem o poder e o dever e a obrigação de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos observando todo o orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações, o vereador também tem  suas atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual(poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas) enfim A Câmara tem a função principal  de apreciar as  contas públicas dos administradores e de apurar as infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

Porém durante esses anos não vi sequer uma dessas atribuições feitas com veemência , vejo uns vereadores em diversas sessões em silencio em suas cadeiras como se não tivessem verdadeiras preocupações com os interesses do povo, infelizmente o município tem o governo e os representantes que merece pois boa parte da população está longe de conhecer e buscar os seus direitos.

Enquanto houver essa falta de consciência popular nada irá mudar em Guamaré e a cada 4 anos estaremos debatendo os mesmos problemas devido a uma boa parte da população eleger políticos com este perfil que assistimos todas as terças feiras onde a casa do povo se torna um verdadeiro teatro.
Na minha opinião em 2017 não teremos mudanças relevantes como sonhávamos! Espero que eu esteja enganado e esses novos vereadores eleitos possam fazer a diferença e exercer a verdadeira função de um vereador que está bem distante de nossa realidade no município.




Nenhum comentário:

Postar um comentário